Notícias & Eventos.
PROJETO RePeME PREPARA PUBLICAÇÃO COM RESULTADOS FINAIS DO PROJETO
A equipa de projeto prepara uma publicação editada com os resultados finais do projeto RePeME.
O projeto visou, recordamos, contribuir para a construção de conhecimento atual e rigoroso sobre as mudanças pós-pandemia introduzidas nas escolas portuguesas do 1.º e 2.º ciclos do ensino básico, em particular, sobre as estratégias para mitigação das – desigualdades escolares em contexto pós-pandémico, através das suas projeções na reflexão sobre as práticas institucionais e pedagógicas; as
oportunidades de desenvolvimento profissional/formação contínua e condições necessárias para garantir o bem-estar e saúde mental dos/as professores/as; as medidas e ações implementadas de recuperação e/ou consolidação das aprendizagens, acompanhamento dos alunos/as, incluindo medidas e ações de prevenção de risco de desistência e de abandono escolar, e de avaliação dos seus resultados.
Mais novidades em breve.
RePeME: CONSULTE AS COMUNIDADES DO PROJETO NOS REPOSITÓRIOS ZENODO E HARVARD DATAVERSE
Este Research Brief, que apresenta resultados parcelares do projeto RePeME – E depois da pandemia? Recuperação, permanências e mudanças no ensino básico em Portugal relativos à Recuperação das aprendizagens, acompanhamento e avaliação dos/as alunos/as do 1.º e do 2.º ciclo do ensino básico, é um dos produtos que pode ser consultado na Comunidade RePeME do repositório digital multidisciplinar de acesso aberto Zenodo e no repositório de acesso aberto da Universidade de Harvard Harvard Dataverse
A publicação inclui respostas de dirigentes e professores/as de Agrupamentos de Escolas/Escolas não Agrupadas (AE/ENA), da rede pública nacional, a inquéritos por questionário aplicados entre 10 de outubro de 2023 e 6 de dezembro de 2023 (primeira vaga de inquirição), e resultados do grupo de discussão focalizada realizado no dia 10 de janeiro de 2024 e que reuniu 14 participantes, entre professores/as e dirigentes, 12 de AE/ENA da Área Metropolitana do Porto e dois da Área Metropolitana de Lisboa.
PROJETO RePeME VAI ESTAR PRESENTE
NO XVIII CONGRESSO DA WCCES
A comunicação da autoria de Teresa Teixeira Lopo e Daniel Bart The Impact of Covid-19 on the Work of Emerging Researchers in Education Sciences in Portugal and France. A Comparative Lexical Analysis, visando a partilha de resultados do projeto RePeME com uma audiência internacional, foi aceite e será apresentada no XVIII Congresso da WCCES - World Congress of Comparative Education Societies que decorrerá na Universidade de Cornell em Nova Iorque, de 22 a 26 de julho de 2024.
Este ano, o Congresso da WCCES tem como tema enquadrador a promoção de ecologias inclusivas do conhecimento, capazes de contribuir para uma educação equitativa e sustentável. O rational completo pode ser lido na íntegra aqui
A WCCES - World Council of Comparative Education Societies, fundada em 1970, é uma organização académica internacional de sociedades de educação comparada de todo o mundo. É também entidade parceira da Unesco - Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. Mais informações sobre a missão e atividades da WCCES podem ser consultadas aqui.
CONSULTOR FILIPPO PIRONE EM LISBOA PARA TRABALHO COM A EQUIPA DE INVESTIGAÇÃO
A equipa de investigação do projeto RePeME recebeu Filippo Pirone, professor da Universidade de Paris-Est Créteil e investigador do LIPHA - Laboratoire interdisciplinaire d'étude du politique Hannah Arendt.
A visita realizou-se de 22 a 26 de abril de 2024.
Para além das atividades realizadas no âmbito do projeto, de que Filippo Pirone é consultor, e que incluíram a análise dos inquéritos aplicados a dirigentes e professores/as, elaboração do guiões para grupos de discussão focalizada e planeamento de iniciativas de comunicação e disseminação de resultados, Filippo Pirone realizou, ainda, uma Masterclass na Universidade Lusófona.
A lição, Sociological perspectives on French educational system. Structural inequalities and new dispositives, que foi realizada no quadro da Unidade Curricular de Sociologia da Educação, da Licenciatura em Sociologia, permitiu o contacto dos estudantes com aspetos específicos do contexto educacional francês, a sua análise e discussão.
PROJETO RePeME DINAMIZA GRUPO DE DISCUSSÃO SOBRE RECUPERAÇÃO DAS APRENDIZAGENS, ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO DOS/AS ALUNOS/AS
No quadro das suas atividades de investigação, realizou-se no passado dia 10 de janeiro de 2024, no Centro Universitário do Porto da Universidade Lusófona, o primeiro dos grupos de discussão previstos no projeto RePeME
O grupo de discussão, focalizado no eixo da recuperação das aprendizagens, acompanhamento e avaliação dos/as alunos/as, visou a análise de resultados preliminares dos inquéritos que estão a ser aplicados a nível nacional sobre as mudanças pós-pandemia no ensino básico.
Participaram na discussão 14 professores/as e dirigentes de escolas do Porto e de Lisboa. A equipa de projeto contou com a colaboração de Clara Craveiro, investigadora do CeiED e Professora Coordenadora da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, na identificação dos participantes de escolas da Área Metropolitana do Porto, e de Maria Neves Gonçalves, diretora da Escola Superior de Educação do IPLUSO e investigadora no CeiED, na identificação dos participantes de escolas da Área Metropolitana de Lisboa.
O grupo de discussão contou, ainda, com o apoiodo consultor do projeto Daniel Bart, professor catedrático da Universidade de Lille e investigador do CIREL – Centre interuniversitaire de recherche en éducation de Lille,França, na elaboração do script e organização dos trabalhos.
A equipa acolheu, ainda, Geanine Escobar, investigadora em formação/Doutoranda em Museologia da Universidade Lusófona – Centro Universitário de Lisboa, que assistiu ao desenvolvimento dos trabalhos como observadora não participante.
O research brief, com os resultados preliminares dos inquéritos e intervenções dos/as participantes neste grupo de discussão, será disponibilizado brevemente.
MARGARIDA MENEZES REFORÇA EQUIPA DE INVESTIGAÇÃO DO PROJETO RePeME
Margarida Menezes, a investigadora que se classificou em primeiro lugar no Concurso realizado para a atribuição de uma Bolsa de Investigação, é licenciada em Ciências
da Comunicação, vertente de Multimédia, pela Universidade do Porto, pós-graduada em Antropologia Social e Cultural, pela
Faculdade de Ciências e Tecnologia
da Universidade de Coimbra e, atualmente, estudante do Mestrado em Estudos
Comparatistas da Faculdade de Letras da
Universidade de Lisboa.
Margarida Menezes, reforça a equipa na vertente da comunicação pública dos resultados da investigação, em particular, ao nível da criação de conteúdos visuais de design editorial e digital e da produção de conteúdos em suporte vídeo.
PROJETO RePeME NO III CONGRESSO INTERNACIONAL HUMANISMO, DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA
O projeto RePeME foi discutido no III Congresso Internacional Humanismo, Direitos Humanos e Cidadania que decorreu em streaming e presencialmente, na Universidade Lusófona - Centro Universitário de Lisboa, nos dias 26 e 27 de outubro de 2023.
Neste Congresso, que visou promover uma ampla reflexão sobre os problemas do Humanismo e da Cidadania, incluindo sobre as questões da (re)construção de uma cidadania plena no contexto dos problemas e crises atuais, o projeto RePeME contribuiu com dados da investigação para o debate sobre as Desigualdades sociais e desigualdades educativas antes e depois da pandemia de Covid-19, no quadro da Mesa Redonda – Cidadania e Desenvolvimento, que juntou os/as investigadores/as Maria Neves Gonçalves, Ana António, Paulo Sargento, Teresa Teixeira Lopo, José Viegas Brás e Arlinda Cabral.
Margarida Frade dos Santos, no quadro da sua comunicação RePeME - E depois da pandemia? apresentou e discutiu com o público, as fases e os pressupostos de desenvolvimento metodológico do projeto e deu a conhecer alguns dos seus outputs, disponíveis para consulta em acesso aberto nas plataformas Zenodo e Harvard Dataverse.
BOLSA DE INVESTIGAÇÃO PARA LICENCIADO/A
Encontra-se aberto o concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação para Licenciado/a, no âmbito do projeto RePeME – E depois da pandemia? Recuperação, permanências e mudanças no ensino básico em Portugal.
Área Científica: Ciências da Comunicação
Requisitos de admissão
Os/as candidatos/as deverão possuir como requisitos obrigatórios:
-
Habilitação académica necessária: Licenciatura em Ciências da Comunicação ou áreas afins, incluindo Comunicação Aplicada, Comunicação Audiovisual e Multimédia e Design de Comunicação. Inscrição em curso conferente de grau ou em curso não conferente de grau académico integrado no projeto educativo de uma instituição de ensino superior, desenvolvidos em associação ou cooperação com uma ou várias unidades de I&D.
-
Domínio proficiente da língua portuguesa;
-
Formação sólida em criação de conteúdos visuais de design editorial e digital;
-
Formação sólida em produção de conteúdos em suporte vídeo, captação e edição de imagem e vídeo.
Duração da bolsa: A bolsa terá a duração de 3 meses com início previsto para 1 de dezembro de 2023
Prazo de candidatura: O concurso encontra-se aberto até ao dia 31 de outubro 2023.
O Edital completo publicado no Portal EURAXESS pode ser consultado aqui
APLICAÇÃO A NÍVEL NACIONAL DE QUESTIONÁRIOS A DIRIGENTES E DOCENTES DO ENSINO BÁSICO JÁ EM CURSO
Está em curso a aplicação, a nível nacional, de dois inquéritos por questionário, tendo como população-alvo dirigentes de Agrupamentos de Escolas/Escolas Não Agrupadas (AE/ENA) e a professores/as do ensino básico.
Os questionários foram disponibilizados na plataforma online Qualtrics e estão a ser aplicados a uma amostra intencional de estabelecimentos de ensino do 1.º Ciclo e do 2.º Ciclo do Ensino Básico da rede pública nacional.
Os questionários visam obter informação sobre medidas/ações de mitigação de desigualdades escolares adotadas nos AE/ENA, bem como, sobre as condições de trabalho, bem-estar e saúde mental dos/as professores/as no atual contexto de pós-pandemia e, ainda, sobre questões ligadas às medidas e ações implementadas de recuperação e/ou consolidação das aprendizagens, prevenção do abandono escolar, acompanhamento e avaliação dos/as alunos/as.
A equipa de projeto prevê que a aplicação destes dois questionários decorra até ao próximo mês de novembro de 2023.
PROJETO RePeME PARTICIPA NA ESA RN27 MIDTERM CONFERENCE
Daniel Bart e Teresa Teixeira Lopo participaram na Midterm Conference da Regional Network 27 - Southern European Societies - da European Sociological Association, com uma comunicação apresentada no âmbito da sessão Comparative Education in Southern Europe e que decorreu no passado dia 21 de setembro de 2023.
Na comunicação intitulada La covid-19 a l’ecole: comparaison dans des theses et memoires en sciences de l’education
au Portugal et en France,os investigadores apresentaram os resultados de um estudo exploratório, realizado no âmbito do projeto RePeME e centrado na identificação dos questionamentos suscitados pela pandemia de Covid-19 em trabalhos emergentes das ciências da educação/educação e na análise comparada de como foram inscritos, entre 2020 e 2023, nas teses de doutoramento e dissertações de mestrado em ciências da educação/educação, realizadas em Portugal e em França.
O resumo da comunicação pode ser consultado aqui
PROJETO RePeME APRESENTADO NO 13.º ENCONTRO DE INVESTIGADORES DO CEIED
O projeto RePeME foi apresentado no dia 14 de julho de 2023 no 13.º Encontro de Investigadores do CeiED - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento.
Neste Encontro, no âmbito da comunicação intitulada Projeto RePeME - E depois da pandemia? Recuperação, permanências e mudanças no ensino básico em Portugal: O caminho metodológico da elaboração do estado da arte,a Bolseira de Investigação do projeto e investigadora em formação, Margarida Frade dos Santos, apresentou as tarefas desenvolvidas no quadro da Tarefa 1 do projeto, área 2/Estado de arte.
A Investigadora Responsável do projeto, Teresa Teixeira Lopo, partilhou com o público, por seu turno, os objetivos, equipa, metodologia e características da fase da investigação que se iniciará no próximo mês de setembro de 2023 e que inclui a realização de questionários a diretores/as de escola e docentes.
O Relatório Mapeamento de fontes estatísticas e de informação: Relatório de indicadores compila indicadores já existentes, mas dispersos por diferentes fontes estatísticas e de informação.
A recolha abrange o período de 13 março de 2020 a 5 de maio de 2023, coincidindo com o âmbito cronológico do projeto RePeME que prevê a recolha e sistematização informação para dois períodos de tempo: 1) de emergência/durante a pandemia; 2) de mudança/após a pandemia. A informação é apresentada em tabela, em quatro pontos: indicador, data (correspondente ao ano), fonte de informação com remissão/ligação para a origem dos dados e descrição breve do resultado. Sempre que necessário foram introduzidas informações suplementares em nota de rodapé.
Este relatório, que é um produto da Tarefa 1 do projeto, área 2/Estado de arte, foi concluído em 23 de junho de 2023.
O Relatório está disponível na Comunidade RePeME do repositório digital multidisciplinar de acesso aberto Zenodo.
REUNIÃO DE TRABALHO DOS/AS INVESTIGADORES/AS DO PROJETO RePeME
Realizou-se no dia 28 de abril de 2023, mais uma reunião de trabalho que juntou os/as investigadores/as do projeto RePeME para ponto de situação das tarefas em curso, e passos seguintes.
Na reunião, realizada online/via Zoom, foi partilhada e discutida informação sobre o mapeamento já realizado da literatura existente (literatura científica, dados estatísticos, legislação e medidas de política educativa, relatórios e outros documentos produzidos pelos estabelecimentos de ensino do ensino básico), bem como, sobre uma primeira versão dos questionários a aplicar, a nível nacional, a dirigentes escolares e professores/as.
Créditos da imagem
Eden Constantino - Unsplash
RePeME EM DEBATE NA ESEL-IPLUSO
O projeto RePeME participou, no dia 19 de abril de 2023, no Ciclo de Debates em Educação promovido pela ESEL-IPLUSO - Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico da Lusofonia.
O evento teve como objetivo principal a apresentação dos projetos de investigação aplicada que estão a ser desenvolvidos em parceria com a ESEL-IPLUSO, permitindo a discussão com o público, constituído maioritariamente por estudantes, de temas como a inclusão, a resiliência, e a educação e o ensino pós-pandemia.
PROJETO RePeME MARCARÁ PRESENÇA NA ECER 2023 - GLASGOW
A comunicação Post-pandemic Continuities and Changes in Basic Education (ISCED 1) in Portugal, da autoria de Teresa Teixeira Lopo, Inês Vieira, Paulo Sargento, Ana António, José Viegas Brás e Maria Neves Gonçalves e visando a partilha com uma audiência internacional dos primeiros resultados do projeto RePeME foi aceite e será apresentada na ECER 2023, que se realizará na Universidade de Glasgow, de 22 a 25 de agosto.
Este ano, a Conferência tem como tema enquadrador The Value of Diversity in Education and Educational Research e o seu foco na abordagem das diferentes formas de diversidade na investigação educacional, sejam elas conceptuais, contextuais ou metodológicas.
A ECER – European Conference on Educational Research é uma conferência anual, promovida pela EERA – European Educational Research Association, e que se realiza desde 1992. É uma das maiores conferências organizadas na Europa, funcionando como local de encontro de investigadores sobre temas de educação de um vasto campo de tradições académicas e backgrounds culturais e que junta uma média de 2500 participantes por ano.
Mais informações sobre o programa científico da ECER 2023 podem ser consultadas aqui.
MARGARIDA SANTOS REFORÇA EQUIPA DE INVESTIGAÇÃO DO PROJETO RePeME
A investigadora, que se classificou em primeiro lugar no Concurso realizado para a atribuição de uma Bolsa de Investigação, é licenciada e Mestre em Reabilitação Psicomotora, pela Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa, instituição em que, atualmente, realiza o seu Doutoramento em Educação, na Especialidade em Educação para a Saúde.
Margarida Santos, que tem colaborado em vários projetos de investigação nacionais e internacionais, incluindo os projetos Erasmus + PROMEHS - Promoting Mental Health at Schools e ENRETE- Enhancing Resilience Through Teacher Education, reforça a equipa na realização das suas tarefas, em particular, no tema do bem-estar e saúde mental, e da recolha, análise e reporte de dados quantitativos e qualitativos.
BOLSA DE INVESTIGAÇÃO PARA MESTRE
Encontra-se aberto o concurso para a atribuição de uma (1) Bolsa de Investigação para Mestre, no âmbito do projeto RePeME – E depois da pandemia? Recuperação, permanências e mudanças no ensino básico em Portugal.
Área Científica: Ciências da Educação
Requisitos de admissão:
Os/as candidatos/as deverão possuir como requisitos obrigatórios:
-
Habilitação académica necessária: Mestrado na área das Ciências da Educação ou áreas afins das Ciências Sociais que colaborem nas suas fronteiras disciplinares com as Ciências da Educação (e.g., Políticas Públicas, Sociologia, Psicologia). Inscrição no Doutoramento em Ciências da Educação/Educação/Educação e Formação;
-
Domínio proficiente da língua portuguesa;
-
Conhecimento e experiência de utilização de metodologias de investigação qualitativas e quantitativas.
Duração da bolsa: A bolsa terá a duração de 12 meses com início previsto em 06 de fevereiro de 2023.
Prazo de candidatura: O concurso encontra-se aberto até ao dia 18 de janeiro de 2023.
O Edital completo publicado no Portal EURAXESS pode ser consultado aqui
PROJETO RePeME APRESENTADO NA UNIVERSIDADE NOVA DE LISBOA
A investigadora Teresa Teixeira Lopo foi a oradora convidada, no passado dia 13 de janeiro de 2023, do Ciclo de Conferências 2022/2023 do NOVAMEdS – Mestrado em Estudos de Educação da Universidade Nova de Lisboa.
Trata-se de um Ciclo de Conferências que tem a particularidade de estar aberto à participação de docentes e outros profissionais da Rede ESCXEL - Rede de Escolas de Excelência, uma parceria entre oito Autarquias, as correspondentes 32 unidades orgânicas de ensino público e o CICS.NOVA - Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
Nessa Conferência, a investigadora apresentou o projeto RePeME e com base no trabalho empírico, ainda em fase inicial de desenvolvimento, discutiu com os/as participantes aspetos específicos ligados ao projeto, como a pertinência do plano de recuperação das aprendizagens, a transição digital, medidas implementadas e vantagens para o trabalho colaborativo dos docentes e, ainda, ações específicas pós-pandemia implementadas nas escolas de promoção do bem-estar e saúde mental e dirigidas à comunidade escolar.